Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Cute feminism

Todo mundo sabe que eu sou fãzoca, tieti da Kate Nash! Mas, fiquei especialmente feliz esses dias, quando, lendo seu blog, e acompanhando as notícias, fiquei sabendo de seu novo projeto. Trata-se do Kate Nash Rock 'N Roll for Girls After School Music Club, uma das coisas mais legais que já vi. Kate, que é pianista, guitarrista, cantora e compositora, estava incomodada com o fato de que grande parte das cantoras mulheres não compõe suas músicas, e que apenas 14% dos músicos que fornecem músicas e ganham dinheiro com o Performing Rights Society, são mulheres. Motivada por isso, e inspirada por Kathleen Hanna (nossa deusa) que fez algo semelhante nos EUA, Kate decidiu visitar cinco colégios só de meninas, fazer pequenas apresentações, conversar com elas, e incentivar novas musicistas. Vocês imaginam como isso é demais? Nesses encontros ela fala sobre grandes exemplos inspiradores, como Patti Smith, Bjork, Joan Jett, mostra filmes de mulheres tocando ao vivo e toca algumas músicas, também.

Em seu blog, My ignorante youth (tem ali em baixo nos meus links), ela relata seus encontros, põe fotos, fala sobre as meninas. Ela conta que muitas chegam para ela e se abrem mesmo... contam que sofrem bullying, mostram suas músicas, falam sobre suas bandas, e algumas simplesmente não acreditam que possam se tornar musicistas. Kate, então, conta os problemas que teve de enfrentar para começar sua própria carreira; que no início, ela também achava que não poderia ser compositora, e como ela, influenciada por bandas punks, percebeu que não precisava ser uma poetisa para isso.

Eu sei, todas as meninas sabem, e todos os meninos também, o que significa ter um ídolo na infância. Como eu até já disse aqui, eles influenciam muito nossa vida, nossas escolhas, nosso comportamento  (eu, por exemplo, era fã da Sandy, tá aí né). E se já fazem isso estando super distantes, quando você pode vê-los raramente em um show, imagina vindo em sua escola, conversar com você, dizer "oi, você é legal, tem talento, não liga pros seus amiguinhos idiotas e tal". Eu, que sempre fui mongol para essas coisas, ficaria, no mínimo, histérica de emoção. Acho muito muito muito importante essa iniciativa. Kate Nash é uma fofa, sem dúvidas! Mas é também uma fofa feminista! E não só no sentido de ah, morte aos homens. Mas no de criar um mundo melhor, usar seu "poder" para transformar a vida de meninas, e pensar, não só em sua carreira, mas no mundo da música, principalmente como um espaço para a mulher se expressar, e exercer seu talento e criatividade.

A matéria completa está aqui, e no blog da Kate. Visitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário